A importância das ferramentas facilitadoras de gestão hospitalar

Não basta uma gestão eficiente, é preciso contar com ferramentas facilitadoras que forneçam os recursos necessários para a execução do planejamento operacional. Saiba mais.

Nenhuma boa gestão carece de um planejamento estratégico operacional prévio, desenvolvido sob análises profundas e executado de forma eficaz, e nenhuma boa execução carece das ferramentas ideais para ser realmente eficiente. Está aí a importância das ferramentas facilitadoras de gestão.

A tecnologia na gestão hospitalar   

Sabemos que o funcionamento de um hospital envolve processos extremamente complexos tanto estruturalmente, quanto administrativamente e os envolvidos na jornada dos pacientes. Para isso, sem dúvidas, a tecnologia é uma aliada obrigatória.

A tecnologia transformou diversos segmentos da sociedade e na área da saúde não seria diferente. Com o avanço da procura por medidas para melhorar a experiência do paciente e a operação nos hospitais, as ferramentas tecnológicas de gestão têm sido bastante procuradas.

Na gestão hospitalar, as ferramentas de tecnologia são facilitadoras da organização dos processos e, quando aliadas a métodos de alavancagem eficazes, são grandes responsáveis pelo sucesso das instituições

Gestão operacional tecnológica para hospitais   

Gestão operacional tecnológica é o conjunto de métodos utilizados para gerir um hospital, de forma aliada a ferramentas como softwares e plataformas digitais, pautados pelo viés da tecnologia e com foco massivo em resultados

Nesse tipo de ferramentas, é possível encontrar funcionalidades para gerir, por exemplo, os pacientes de ambulatório, os que devem ser direcionados à UTI e os internados, além de outras relacionadas à operação do hospital, conheça a seguir algumas delas.

Excelência Operacional

Proporciona uma jornada mais compacta e eficiente, garantindo a excelência operacional dos processos e uma boa experiência para o paciente, além de proporcionar:

  • A redução do headcount, através da análise da matriz de capacidade e demanda;
  • A diminuição do tempo de espera dos pacientes, através da análise do perfil epidemiológico, que permite entender a complexidade, e da análise de jornada do paciente, observando o tempo e os movimentos;
  • A melhora dos desfechos clínicos;
  • Gestão de metas e de escalas através de indicadores de processo e assistenciais;
  • Definição de metas para aumentar a eficiência das equipes de triagem, cadastro e médica.

Gestão de Protocolos 

A gestão de protocolos vai possibilitar a melhora na identificação e desfecho de casos clínicos complexos, através do acompanhamento da jornada, inclusive de elevados tickets médios, o que pode levar a um verdadeiro aumento da receita. 

Scoring Médico

Esse é um indicador que mede a produtividade da equipe médica e permite melhorar a performance, gerando bons resultados e engajamento. Além disso, a ferramenta pode proporcionar:

  • A criação de parâmetros a partir de matriz de performance;
  • A conexão de benefícios com resultados através de mecânicas de meritocracia. 

Variabilidade Clínica 

A métrica da variabilidade clínica permite aumentar a margem unitária do atendimento com bons desfechos clínicos, reduzindo as despesas e os recursos indevidos. Na maioria dos casos, é feito o entendimento, adequação e padronização da utilização de recursos da equipe médica.  

Gestão hospitalar tecnológica na Exímio

Aqui na Exímio contamos com ferramentas tecnológicas de ponta para auxiliar na gestão do seu hospital, porque de nada vale um bom recurso sem a propriedade de quem o utiliza. Aliando gestão tática operacional e tecnologia, proporcionamos a reestruturação da sua operação e corpo clínico, transformando seus resultados em sucesso. Traga seu hospital, fale com um de nossos especialistas clicando neste link.

Veja mais artigos