O Hospital que hoje será parte de um estudo de case de sucesso não terá sua identidade revelada para preservar a integridade e o sigilo de dados, mas este é um dos relatos reais onde a gestão hospitalar imersiva do método Exímio levou uma instituição em direção ao sucesso. Em entrevista exclusiva, a Sócia-Conselheira da instituição e a nossa equipe nos contam como a Exímio transformou os processos internos, potencializando o pronto socorro. Confira a seguir o conteúdo na íntegra.
Conheça o Hospital
Fundado há mais de 23 anos, o hospital atende em média 15 mil vidas por mês no pronto socorro. No complexo completo, esse número chega a quase 40 mil vidas por mês.
Considerado um dos maiores e mais reconhecidos hospitais do Distrito Federal e do Centro-Oeste, a instituição alia sua expertise assistencial, tecnológica e de gestão da qualidade, ao constante desenvolvimento e crescimento dos serviços para promover saúde, bem-estar e cuidado seguro aos pacientes.
Suas instalações proporcionam, além do pronto-socorro, internação, unidades de terapia intensiva e centro cirúrgico, unidos por um atendimento integrado com serviços ambulatoriais, para o cuidado com a saúde da mulher e de pacientes neurológicos e oncológicos.
A Exímio: relembre o propósito
Se você acompanha o nosso blog, já conhece o propósito da Exímio. Mas vale a pena relembrarmos. Como uma empresa de 3 anos de existência, realizamos gestão tática operacional de unidades hospitalares críticas, incluindo o pronto-socorro, o centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva e implementação e gerenciamento de linhas de cuidado.
No Hospital em questão, nosso método foi aplicado principalmente para potencializar os processos de pronto-socorro da instituição, o que foi feito de modo a gerar um cenário de sustentabilidade, lucro e sucesso para o hospital, proporcionando resultado satisfatório tanto para nós, quanto para a instituição.
O primeiro contato
Em entrevista, a Sócia-Conselheira do hospital, conta que conheceu a Exímio através da oportunidade de estar em contato com algumas equipes multidisciplinares em que a empresa já gerenciava. E, em um primeiro contato, foi dada a devolutiva de que, o que o Hospital buscava para fazer do seu planejamento do pronto-socorro uma captação de alta complexidade e uma força comercial, a Exímio já estava fazendo em outras instituições.
Paulo Cézar de Almeida, Diretor de Operações de Pronto Socorro da Exímio, conta que a oportunidade de trabalhar com o hospital foi de grande motivação, visto que o pronto-socorro possuía alto fluxo, ao passo em que coexistia com a concepção de qualidade. Esse cenário foi visto como um desafio.
Em depoimento, Humberto Borges Barbosa, Médico Intensivista e Diretor Executivo da Exímio, reconhece a força da instituição no mercado nacional, mas salienta que existiam quebras de continuidade entre o que era estratégia e execução. Era visível que haviam oportunidades de melhoria para a entrega operacional.
Estabelecendo uma parceria de sucesso
Na entrevista, segundo Paulo Cézar, a cultura compartilhada entre a Exímio e o Hospital permitiu que os resultados esperados fossem atingidos em velocidade maior do que a esperada, caracterizando essa, uma parceria de sucesso.
A equipe da Exímio sabia que seria um desafio, constatado através de linha do tempo para captar resultados, e o sucesso antes do previsto veio através da potencialização dos processos previstos nesta linha, resultado do engajamento entre as empresas.
A integração com o nível estratégico da instituição foi notável, e a cultura de resultado na operação Exímio se reforçou novamente como o maior legado da empresa, enquanto garantiu o sucesso da instituição hospitalar. Tudo isso realizado em parceria sedimentada com o hospital.
Os resultados da operação
Como resultado do método de gestão da Exímio, segundo relato da Sócia-Conselheira e da equipe interna, os números, registrados em um período de 18 meses, são a tradução de um verdadeiro sucesso em operação:
- 540 protocolos gerenciados com identificação de complexidade;
- Redução de 27,4% no número de evasões;
- Porta-médico acima de 1 hora reduzido de 47% para 7%;
- Aumento do NPS de 18 pontos para 53;
Em geral, na média nacional, o Hospital se destaca em relação às demais unidades do país e o resultado foi prazeroso para todos, fruto da instituição de um sentimento de equipe incomparável, onde todos trabalharam pelo mesmo objetivo.
Hoje, todos os setores do hospital extrapolam o pronto-socorro, unidade gerida pela Exímio, e funcionam sob a implementação da cultura de resultados. O sentimento é de otimismo, esperando-se que este cenário se perpetue, com longevidade, por toda a trajetória da instituição.
A Sócia-Conselheira finaliza a entrevista com expressão de gratidão, desejando que esse legado seja estendido a todo o sistema de saúde brasileiro.
O seu hospital também pode ser um case Exímio
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