Se você está procurando uma gestão eficiente para a sua instituição de saúde ou quer saber o segredo do sucesso de uma operação especializada para resultados reais, está lendo o conteúdo certo.
Atendendo milhares de paciente em todo o Brasil, operamos sob 4 pilares: liderança, gestão de operação e capacitação. Não prestamos consultoria, somos operação e resultado, por isso, realizamos as etapas de gestão de modo tático e estratégico.
Hoje, no Blog da Exímio, você irá conhecer os nossos serviços e entender porque a nossa forma de realizar a gestão de hospitais é um modelo de mercado único e exclusivo, ideal para a sua instituição de saúde.
Ambulatório para o paciente eletivo
A Exímio faz do ambulatório um dos centros de resultados, essa é uma forma essencial de alavancagem para a eficiência do hospital. Como uma boa fonte de receita, os ambulatórios representam:
- Originação do paciente eletivo clínico e cirúrgico;
- Originação do SADT eletivo;
- Captação e fidelização do corpo clínico;
- Fortalecimento das linhas de cuidado das especialidades.
Um ambulatório gerido pelo método da Exímio apresenta, em um tempo considerável, características que são peculiares da nossa forma de gerir:
- Corpo clínico engajado e fidelizado à instituição;
- Alta taxa de ocupação;
- Alta taxa de conversão de exames de imagem;
- Alta taxa de conversão em cirurgias eletivas;
- Referenciamento das internações clínicas.
A melhoria de controle das práticas ambulatoriais é feita com foco na estruturação dos KPI’s das linhas de cuidado de cada especialidade, analisando e aprimorando a taxa de ocupação, a conversão de consultas ambulatoriais em cirurgias eletivas e a conversão dos exames de imagem e de laboratórios prescritos.
Na prática, analisando resultados de um dos nossos cases de sucesso, no período entre 2019 e 2020, houve aumento de 315 consultas em 1 ano e de de R$ 1.900.000,00 da receita na linha de cuidado no mesmo período.
Gestão de performance médica
Ainda dentro do modelo de alavancagem para o seu hospital, a Exímio oferece gestão de performance médica considerando que esta é uma frente que influencia diretamente em:
- Engajamento do corpo clínico ao planejamento estratégico;
- Aumento da efetividade da intervenção terapêutica;
- Melhora de desfecho clínico;
- Engajamento médico para eficiência assistencial;
- Redução de desperdícios;
- Cultura de resultados pautada na meritocracia;
- Aumento de Produtividade;
Para uma performance médica de excelência, trabalhamos para os seguintes objetivos, de forma personalizada:
- Alcance de metas assistenciais e operacionais;
- Melhora da experiência do cliente para maior satisfação com melhores desfechos e no custo adequado;
- Corpo clínico engajado e capacitado;
- Ambiente meritocrático.
Na prática, indicadores assistenciais de BSC dos médicos apresentam o percentual do atingimento de 82% de metas individuais e 67% de metas coletivas, resultados da implementação de melhoria no controle e práticas por unidade de negócios, governança de dados e governança clínica.
Unidade de Terapia Intensiva
A Unidade de Terapia Intensiva é um dos centros de alavancagem da gestão de um hospital, isto porque representam:
- Primeiro ou segundo setor com maior faturamento nos hospitais;
- Setor de alta complexidade: necessitando fortemente de boa assistência para bons desfechos;
- Setor com forte impacto na experiência do cliente;
- Altas margens de contribuição quando tem taxa de ocupação satisfatória.
Uma UTI de excelência, quando gerenciada a partir do método Exímio, passará a apresenta, de forma notável, as seguintes características:
- Baixa Taxa de Mortalidade padronizada (SMR) em relação ao benchmarking (UTIs Top Performers e UTIs ANAHP);
- Tempo de permanência na unidade adequado ao perfil de complexidade;
- NPS Satisfatório;
- Bom scoring no Painel de Eficiência do sistema EPIMED tanto da taxa de mortalidade padronizada quanto da taxa de utilização de recursos.
Para atingir esses objetivos são feitas: as melhorias nos processos assistenciais, como a passagem de plantão 100% estruturada; a gestão de performance para aumento do engajamento do corpo clínico; e a gestão de protocolos de alto impacto na TMP.
Em números, a gestão com foco na UTI, proporcionou, para um de nossos clientes, 29 pontos percentuais no ranking EPIMED na taxa de mortalidade padronizada, 34 pontos percentuais na taxa de utilização de recursos e aumento de 19,5% de ticket médio da UTI, resultado em mais de R$ 10,23 milhões de incremento de receita.
Centro cirúrgico para o paciente eletivo
Essencial ao funcionamento do hospital, o centro cirúrgico é uma das frentes de serviço da Exímio porque representa:
- Maior fonte de receita do paciente eletivo;
- Setor de alta complexidade, necessitando fortemente de boa assistência para bons desfechos;
- Setor com forte impacto na experiência do cliente;
- Altas margens de contribuição com baixo tempo de permanência.
Um centro cirúrgico inserido dentro do método de gestão da Exímio apresenta como diferenciais:
- Fluxos assistenciais eficientes, autorização e agendamento cirúrgico
- Admissão em sala cirúrgica;
- Recuperação e alta do centro cirúrgico;
- Jornada satisfatória para o cirurgião e para o paciente;
- Baixos índices de complicações e/ou eventos adversos;
- Políticas comerciais transparentes e atrativas para o corpo clínico cirúrgico.
Os projetos coorporativos e organizacionais desenvolvidos envolvem: melhoria de controles e práticas de PA com foco nos principais KPI’s; governança de dados voltada para a inteligência de negócio; estruturação de funil de vendas (núcleo de captação) de novas equipes cirúrgicas; e estruturação de modelo de gestão com desdobramento de metas para todos os setores envolvidos na alavancagem do volume cirúrgico.
Em números, o aumento de volume cirúrgico em casos reais foi de 26% em 1 ano e a receita gerada por essa alavancagem foi superior a R$ 13 milhões no mesmo período.
Unidade de pronto atendimento
Compreendidas nas frentes de gestão da Exímio, as unidades de pronto atendimento representam no hospital:
- Maior circulação de pessoas;
- Primeiro ponto de contato do paciente com o hospital;
- Originação de demanda e receita para outros setores.
Aquelas que garantem o sucesso do hospital e que se desenvolvem a partir da entrada da nossa equipe, apresentam características específicas representativas de resultado:
- Tempos de espera adequados à expectativa do paciente;
- NPS satisfatório;
- Baixa taxa de evasão;
- Identificação de complexidade oculta, taxa de conversão adequada ao perfil de complexidade do paciente e alta qualificação de internações.
Para atingir esses objetivos, a Exímio entra com a gestão focada nas seguintes ações: melhoria de controles e práticas de PA, governança clínica para garantir a efetividade da intervenção terapêutica, governança de dados voltada para a inteligência de negócio e gestão de performance do corpo clínico da unidade.
A partir da análise de um caso real, foram identificados os seguintes números: redução de R$ 3 milhões da taxa de evasão em 3 anos e aumento de 30% da receita em decorrência da reestruturação dos protocolos complexos.
Método: como executamos nossos serviços
O serviço é realizado em várias etapas. Inicialmente, é feita uma fase geral de diagnóstico, gargalos e oportunidades de melhorias são mapeados e é desenvolvido um plano de ação alinhado às diretrizes estratégicas da instituição. O método completo apresenta os seguintes passos no nosso timeframe:
- Check-in e imersão;
- Levantamento de oportunidades;
- Modelagem de parceria;
- Diagnóstico em profundidade;
- Alinhamento estratégico;
- Plano de ação;
- Evolução operacional;
- Gestão de performance.
Durante todas as etapas, nossa equipe soma esforços à sua equipe para uma execução efetiva do plano e para entregar resultados na própria operação. E a todo momento será aplicado o método Exímio de incorporar todas as frentes de gestão hospitalar vistas aqui, a partir das iniciativas personalizadas para a instituição e considerando os resultados esperados.
E então, se interessou e quer trazer a sua instituição de saúde para a Exímio? Nossos especialistas estão esperando por você. Entre em contato através do site, do telefone disponível na nossa home page ou nas nossas redes sociais.